top of page

Lagoa Azul

 

A Lagoa Azul  é uma piscina natural com fundo arenoso, algumas rochas e água predominantemente azul, localizada entre duas ilhotas na importante região histórica de Freguesia de Santana. O local é um agregado geográfico da Ilha dos Macacos, cuja extremidade norte, é o ponto da Ilha Grande que está mais próximo do continente. A região é belíssima com recantos dignos de chamarmos de paraíso.  Está bem próxima de outras praias sensacionais, Grumixama, Baleia, Freguesia Sul e norte.

Lagoa Azul,  apelido turístico inspirado no clássico do cinema dos anos 80 com a atriz Brooke Shieldes, é um ponto turístico dos mais badalados da Ilha Grande. As embarcações ficam ancoradas e os visitantes podem descer para nadar, flutuar com “macarrões” (flutuadores de espuma) fornecidos pelas tripulações, praticar snorkel ou alimentar os peixinhos “sargentinhos” (nome científico abdufdef) com miolo de pão, já viciados de serem alimentados pelos visitantes. No alto verão, a região fica lotada de lanchas, veleiros, escunas.

Ilhas Botinas

 

As duas pequenas ilhas de pedra são um cenário digno de paraíso. Quase gêmeas, as Ilhas Botinas têm mar calmo, colorido e são um ótimo ponto para curtir o mergulho com snorkeling. A atração não está localizada na Ilha Grande, mas faz parte da baía que cerca a ilha e certamente vale a visita.

 

O fundo de areia branca e a transparência da água fazem com que o mar pareça bem mais raso do que é de fato. Não se engane. A região ao redor das ilhas chega a ter 10 m de profundidade.  

 

As Ilhas Botinas fazem parte dos roteiros Ilhas Paradisíacas

Jurubaíba ou Praia do Dentista

 

Considerada um dos refúgios da ilha Gipóia, essa bela praia encanta seus visitantes por sua tranquilidade e beleza. Costuma receber muitos turistas durante a alta temporada, que encontram aqui uma ótima oportunidade de descansar e repor as energias. Com uma boa faixa de areia branca e fina, possui mar tranquilo, de águas cristalinas, muito propício para o banho e pratica de Snorkeling.

 

Quase deserta em boa parte do ano, esta praia não conta com infraestrutura.

Para os turistas que decidirem visitar o lugar, é indicado levar bebidas e alimentos, para poder desfrutar de um dia tranquilo na praia. Com um belo visual, não há quem resista a um mergulho. Com grande quantidade de mata nativa preservada, é uma área de proteção ambiental, sendo importante que o visitante leve consigo todo o lixo produzido.

Ilha de Cataguases

 

As ilhas de Cataguases e do Peregrino localizam-se na parte ocidental da entrada da Baía de Jacuecanga, ao sul da enseada da Mombaça, junto da ponta do Peregrino. A 500 m do continente. Tratam-se de dois pequenos afloramentos da Serra do Mar, unidos por estreita faixa arenosa. Vegetação densa, chegando a adentrar na praia, formando grande área de sombra. Situada bem próxima, destaca-se a Ilha do Peregrino, com sua praia particular de frente para a Ilha de Cataguases, esta pertencente à Prefeitura de Angra dos Reis e caracterizada por ser uma área de lazer, bastante frequentada nos fins de semana e feriados, e estar em área propícia para esportes náuticos.

 

A Ilha de Cataguases é uma das mais bonitas da Baia da Ilha Grande. Rodeada de uma areia branco neve, com água muito limpa, de coloração verde esmeralda. O reconhecimento de sua beleza se dá em forma de campanhas publicitárias, novelas e comerciais que já fizeram deste cenário o protagonista de seus scripts. Destino certo de passeios de saveiros e escunas. Repleta de pitangueiras é ótima para piqueniques. É a ilha mais próxima do continente, bastante frequentada por turistas que preferem os passeios mais curtos. Acesso a partir do Cais de Santa Luzia em Angra, a 10 minutos do centro da cidade.

Praia do Aventureiro

 

A Praia de Aventureiro segundo muitas opiniões é o local mais paradisíaco da Ilha Grande com deslumbrantes paisagens. Resiste a décadas sem alterar suas características. Lugar para ouvir o som das ondas e curtir a luz de lampião e velas ou o luar. Aqui o tempo parece que quase parou o que notamos ao observar sua modesta vila de pescadores guarda muito da cultura local, hoje com mais de 100 moradores.

A praia do Aventureiro apresenta cerca de 500m de areia fina e prateada, fundo raso e consistente, água límpida e mar agitado, exceto na extremidade esquerda de quem chega pelo mar, onde existe um pequeno cais para atracação. No lado esquerdo de quem olha do mar, está o coqueiro mais famoso da Ilha Grande, o “coqueiro deitado” é cartão postal da praia de Aventureiro e da Ilha Grande, no local também existe uma pequena piscina natural. Aventureiro é muito procurada por surfistas que chegam em grupos e hospedam-se em campings “caiçaras” autorizados pela Prefeitura de Angra dos Reis. Existe dois mirantes em Aventureiro, o da Espia, ao lado esquerdo de quem chega no cais, onde há uma escada de corda que conduz ao topo da predra mais alta da ponta do Aventureiro. O outro é o mirante da Sundara acessado por uma trilha em subida, que parte também próximo do cais, são cerca de 20minutos de subida mas o visual vale a pena, abrangendo grande parte da costa sudoeste da Ilha Grande. A praia vizinha, uma extensão de Aventureiro é chamada de praia do demo, esta sem habitações.

Seu nome faz sentido porque nem sempre é fácil chegar à Praia do Aventureiro. Quando o mar está de ressaca não é aconselhável navegar, fazendo a travessia das “temíveis” pontas do Drago e Meros. Nessas circunstâncias o único jeito para se chegar em Aventureiro é caminhando a partir da Vila de Provetá.

bottom of page